Há 30 anos, José Batista Marschall cursava Arquitetura & Urbanismo e trabalhava na mesma área. Contudo, a oportunidade de desenvolver e vender caixas de papelão para um grupo ligado ao setor calçadista mudou seus rumos. Em pouco tempo, o convite para representar algumas fábricas de calçados no Mercosul surgiu, seguido pelo avanço do trabalho pela América Latina.
“Os principais desafios da minha carreira vieram em 1988, durante a participação nas minhas primeiras feiras internacionais. Mas foi nelas que conquistei clientes e amigos que são meus grandes parceiros até hoje”, conta.
Cônsul da Couromoda na América Latina, Marschall é o atual representante da marca de calçados femininos Firezzi e mantém seu escritório na cidade de Igrejinha, no Rio Grande do Sul. Sua associação com a World Shoes Co. lhe integra em uma rede de 15 pessoas.
Segredo de sucesso
“Conhecer o mercado é tudo. As prioridades e preferências do cliente devem ser sempre levadas em conta, e não atropeladas pelos direcionamentos”, ensina o representante, que também destaca a importância de manter-se sempre atualizado. “Devemos derrubar o muro para vermos a vida sob outra perspectiva, livres de quaisquer interferências. Assim, poderemos ver os nossos acertos e identificar os erros sem nos abater. Acredito que a informação é o caminho mais seguro para nossos desafios. E as atualizações são fundamentais para nosso crescimento profissional”, diz ele, que está cursando Gestão Comercial.
Sobre as alegrias da profissão, Marschall ressalta a relação comercial segura e duradoura que construiu com seus parceiros. “A satisfação dos clientes com o trabalho realizado é combustível para o crescimento em nossas negociações, produzindo bons resultados, gerando confiança e buscando a manutenção dos relacionamentos”, pondera.
Gratidão
“O trabalho de Cônsul é para mim como uma doação em retribuição a tudo que o setor calçadista me proporciona”, define o representante, que entrou para o time oficial da Couromoda em 2009.
Outro elo forte que mantém com o segmento é seu cargo de diretor de Marketing e Promoções na Associação Brasileira dos Representantes de Calçados, Bolsas e Acessórios (Abrecal), entidade que ele chama de “fórum permanente de discussões e ações para todos os representantes calçadistas”. “Fica o convite para que todos os representantes tenham uma união conosco, associando-se para conquistar. Juntos seremos mais fortes nesta caminhada”, enfatiza.
Otimismo
“Sou um entusiasta do calçado brasileiro, e explico meus motivos: somos um dos principais mercados consumidores, temos um dos maiores e melhores parques fabris do mundo e as marcas brasileiras já conquistaram o mercado internacional exportando para mais de 180 países, tendo um reconhecimento grande pela marca ‘made in Brazil’ como produto ‘fashion shoes’. Com alguns ajustes pontuais junto ao mercado de exportação e com o câmbio favorável, estaremos preparados para exportar mais, principalmente para a América Latina, que é considerada como uma extensão do mercado doméstico, e atualmente representa 55% do que o Brasil exporta. Temos um grande mercado ao lado! O futuro do calçado brasileiro está no investimento forte e objetivo em profissionalizar o setor comercial, expondo suas marcas nas principais feiras nacionais e internacionais, com retorno de médio e longo prazo. Uma marca que se consagra é um valor grande no ativo intangível, e são as feiras que possibilitam este crescimento.”
Recado para os lojistas
“Atuando principalmente na América Latina, nota-se bem os importadores que continuam crescendo por meio das parcerias com marcas brasileiras. Há muitos cases de sucesso devido ao conceito de alta qualidade do nosso produto, o que motiva, cada vez mais, os importadores que ainda não contam com uma marca brasileira a visitarem as feiras na busca de uma nova etiqueta. Com o câmbio favorável, a Couromoda 2016 vai ter uma expressiva visitação dos importadores, principalmente de cadeias de lojistas que ainda não participavam deste grande encontro do cluster nacional.”
http://couromoda.com/noticias/ler/preferencia-dos-clientes-supera-qualquer-direcionamento-ensina-consul
FONTE : PORTAL COUROMODA