O CONGRESSO BRASILEIRO DO CALÇADO, evento idealizado e promovido anualmente pelo Fórum Couromoda, está completando 20 anos em janeiro de 2016.
Encontro de lojistas, industriais e representantes do setor de calçados, o “Congresso da Couromoda”, como é largamente conhecido, é a mais duradoura e consistente iniciativa para promover o debate de temas que impactam o relacionamento indústria-varejo.
Realizado na véspera de cada edição da COUROMODA, o evento contribui para modernizar processos e comportamentos, abrindo caminhos para o sucesso do varejo e de toda a cadeia do calçado no Brasil.
CONFIRA O PROGRAMA DA EDIÇÃO 2016. E inscreva-se já!
12:00 às 14:00 – Credenciamento
14:00 às 14:30 – Abertura do Congresso
14:30 às 15:30 PALESTRA 1
O GIRO DE ESTOQUE COMO FERRAMENTA PARA TOMADA DE DECISÃO:
EM COMPRAS: comprar o que e de quem? Quanto comprar?
NAS PROMOÇÕES: qual momento mais adequado e de menor custo?
Se a coleção não tiver reposição de modelos, em quanto tempo precisará ser vendida para não “morrer” lentamente no estoque? A importância de administrar o estoque e seu giro por faixas de preços, por segmento, por fornecedor e por marca. Como utilizar os resultados para rentabilizar ao máximo o capital investido no estoque. O caminho duplo das parcerias e a importância das relações contínuas da loja com fornecedores e deles com a loja.
Palestrante: LUIZ ALEXANDRE DE PAULA MACHADO
Pós-graduado pela FGV-EAESP em logística empresarial, com especialização em marketing de varejo. Diretor da Consultoria GS&MD – Gouvêa de Souza. Atuou em redes de varejo, desenvolveu carreira em consultoria de projetos estratégicos e operacionais para grandes e médias empresas varejistas, industriais e de serviços, com foco em canais de distribuição, marketing, produto e cadeia de suprimentos.
15:30 às 16:50 PALESTRA 2
TENDÊNCIAS EM PRODUTOS E MATERIAIS DE MODA, COM FOCO NO VAREJO
Análise das principais tendências do Inverno 2016 e confirmações para atual temporada. Cenários de estilos, materiais, cores, componentes. As peças chaves para o público feminino, masculino e infantil em calçados, bolsas e acessórios. Panorama sobre comportamento de consumo para a próxima estação.
Conteúdos e Pesquisas: TRENDS LAB
Unidade de negócios do Grupo Editorial Sinos especializada em análise de tendências em calçados e acessórios.
Palestrante: CHRISTIAN THOMAS
Pesquisador da Trends Lab, com 32 anos de experiência nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de produto. Gerenciou importantes marcas do mercado da moda em calçados e acessórios. Diretor do Studio 10, de Novo Hamburgo/RS, especializado na compilação de pesquisas comportamentais e de tendências de moda.
16:50 às 17:10 Coffee Break
17:10 às 18:20 PALESTRA 3
CONSUMO, POSSE E O COMPORTAMENTO DE COMPRA DE CALÇADOS NO BRASIL
Apresentação pioneira dos resultados de pesquisa contínua, semanal, envolvendo 11.500 domicílios em todo o Brasil. Dados apresentados de forma comparativa entre ano 2015 x 2014. Entre outros itens, serão apresentados: tipos de produtos comprados, pares comprados, locais de compra, preço pago, produtos comprados em promoção. Resultados por classe socioeconômica, regiões, segmentos de mercado, preços médios, ticket médio por lar, frequência de compra, etc.
A pesquisa “Painel de Consumidores Brasil” foi adquirida em conjunto pela ABLAC – Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados e ABICALÇADOS – Associação Brasileira das Indústrias de Calçados.
Apresentação: Executivos da KANTAR WORLDPANEL
Empresa líder mundial em conhecimento do consumidor e em painéis de consumo, pertencente ao maior grupo de comunicação do mundo, a WPP.
Das 18h20 às 18h40: Debate sobre resultados da pesquisa.
18:40 às 19:00 – Sorteios e Encerramento