25 de Março de 2015
Para Evandro Marcos da Silva, o futuro do calçado brasileiro tem tudo para ser brilhante. “Temos empresas estruturadas para exportação, temos designers qualificados, criamos moda e temos a principal matéria-prima, que é o couro. Porém, ainda sofremos, como todos os setores, na área de tributação, que nos impede de concorrer com outros países. Precisamos lutar contra isto e, então, colheremos um excelente resultado”, opina o Cônsul da Couromoda.
Filho do presidente da Associação Brasileira dos Representantes de Calçados, Bolsas e Acessórios (Abrecal), José Ernandi da Silva – o Gaúcho –, Evandro conheceu a representação comercial desde jovem. Em 1985, foi para o escritório auxiliar o pai e, cinco anos depois, assumiu a profissão. “Na época, morávamos no Rio Grande do Sul e meu pai visitava lojistas em Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Comecei a viajar para ajudá-lo. Chegamos a percorrer, de carro, 10 mil quilômetros em apenas um mês de trabalho. Com o tempo, a carta de clientes aumentou também para a praça da Região Norte. Então, em 1994, abri minha representada em Recife e lá fui morar com minha família”, relata ele.
Atualmente, a família Silva unificou seus três escritórios em Fortaleza e Evandro gerencia as marcas Pegada, Firezzi, Invoice e Fixxar em sete estados: Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas, Amapá e Roraima. Com o apoio de quatro prepostos, o time comercializa, em média, 600 mil pares de calçados por temporada.
Mudanças
O mercado mudou muito. E a rotina dos representantes também. “Hoje, visitamos nossos clientes com muito mais frequência e, para nos mantermos atualizados, visitamos as feiras do setor, que são muitas. Viagens, impostos…tudo isso acarreta despesas altíssimas”, conta o Cônsul, ao apontar os custos como entraves para a atividade comercial. “Se não colocarmos prioridades na lista de despesas, o resultado anual não vai ser satisfatório”, diz. Favorecer esta questão é uma das bandeiras da Abrecal, da qual Evandro é tesoureiro.
Parcerias
Engajado com as causas da classe e do setor coureiro-calçadista, enche-se de orgulho por carregar o título de Cônsul da Couromoda. Para ele, “é uma honra ser parceiro de uma empresa que tem décadas de experiência e credibilidade no ramo”. Evandro também ressalta que foi a parceria com a mostra que motivou a criação da Abrecal, uma ideia que nasceu há dez anos, no mesmo período em que a Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac) foi fundada. “Na ocasião, o presidente e empreendedor da Couromoda, Francisco Santos, o diretor do Fórum Couromoda, Airton Santos, e o primeiro presidente da Ablac, Toninho Espolador, expuseram a proposta de uma entidade para nossa classe. A distância, porém, dificultou a organização. Obstáculo que vencemos em 2014, quando o conselho da entidade foi, finalmente, empossado”.
Confiança
“Antes mesmo do coquetel que brindou o início da Abrecal, juntamos uma força-tarefa com vários colegas e conseguimos listar 400 associados. Agradeço aos colegas que depositaram toda sua confiança em nosso grupo”, declara.
Por meio da associação, o conselho pretende contribuir na qualificação dos representantes. “Vamos procurar oportunidades para os profissionais concluírem seus estudos e terem à disposição cursos em horários compatíveis com a atividade. Além disso, faremos aquisições em grupo, para termos descontos e poder de compra, e proporcionaremos às fábricas contratar representantes registrados e com históricos profissionais”.
Em todos os projetos de Evandro, há um protagonista: o lojista. Para este, fica o recado: “Entenda que o representante é seu grande parceiro, para que possamos crescer juntos, levando ao seu ponto de venda as novidades assertivas e gerando oportunidades”.
http://couromoda.com.br/noticias/ler/consul-da-couromoda-acredita-que-o-calcado-nacional-tera-futuro-brilhante