O papel do representante comercial no desenvolvimento do novo varejo foi assunto de painel que antecedeu durante o Troféu Destaque e Garra de Ouro, no final do segundo dia da Francal, 4 de junho, na Arena Verão.
Participaram do bate-papo o presidente da Associação Brasileira dos Representantes de Calçados, Confecções, Bolsas e Acessórios (Abrecal), Paulinho Schemes; o diretor da Abrecal Paulo Cotienschi; o presidente da Associação Brasileira dos Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac), Marcone Tavares, e o consultor de varejo da Francal Wesley Barbosa.
Com um mercado em plena transformação, o perfil do profissional precisa mudar. Barbosa mencionou que o representante precisa atuar muito mais como um consultor do que um vendedor de calçados. “Ele é o agente multiplicador das novidades, precisa compartilhá-las com seus clientes”, orienta o consultor.
Com estoques cada vez mais reduzidos e a necessidade de aplicar gestão de categoria em seus pontos de venda, o lojista está cada vez mais criterioso com relação aos seus fornecedores. Tavares afirmou que, nos últimos anos, reduziu em 70% o número de marcas que trabalha em seus pontos de venda, ampliando a profundidade das coleções. “O representante precisa ser parceiro da gente. Já eliminamos muitos profissionais por não estarem adequados a essa nova dinâmica”, alerta.
Paulinho confirma que, com o mercado em transformação, é mais do que necessário estar bem informado sobre tudo, de tendências da temporada a inovações tecnológicas, e disse que o grande diferencial do profissional está na relação de confiança que estabelece com seus clientes. Cotienschi acrescentou o conhecimento como ferramenta indispensável para um bom profissional. “Fiz três faculdades e não pretendo parar jamais”, enfatiza.
Esta segunda edição do Painel do Representante Comercial teve mediação da jornalista Roberta Pschichholz. Cotienschi.
Fonte: Primeira Página